Q09 – O que deve a Universidade fazer para contribuir mais para o desenvolvimento e impacto da C&T na Madeira?

É consensual que a Universidade da Madeira têm contribuído para a Ciência e Tecnologia na Madeira. Porém, verificou-se que as pessoas na Uma têm que estar mais envolvidas na investigação pois, por vezes, estão com o enfoque em assuntos dispersos.

Identificou-se, também, que as áreas Investigação na Universidade ainda não estão direcionadas para as necessidades da região. É necessário, em primeiro lugar, identificar quais as áreas e necessidades prioritárias na região.

A Universidade da Madeira deve intensificar a cooperação com outras entidades, organismos e empresas na região.

Outro aspeto importante prende-se com a remuneração. As pessoas que fazem investigação, aplicada à prática de necessidade da região, devem ser remuneradas, já que atualmente não acontece. São, muitas vezes, motivadas pela publicação de artigos que nem sempre são do interesse da Região.

O Madeira Tecnopolo pode ser uma plataforma congregadora dessas necessidades, uma vez que há uma grande dispersão de investigação.

Devem continuar a trabalhar no Regulamento de Propriedade industrial de maneira a criar o incentivo adicional aos investigadores a colaborarem nas necessidades das empresas.

Deixar uma resposta