Q10 – Como é que o Madeira Tecnopolo pode contribuir mais para o desenvolvimento e impacto da C&T na Madeira?

Destacou-se a importância desta iniciativa que visa congregar os actores da I&D na RAM.

Considera-se que o papel principal é Organizar e Consertar os diferentes actores da I&D na RAM. A existência de uma entidade com esse papel permitirá, primeiro, que se conheça melhor a Investigação que é produzida na região e, em sgundo lugar, que a RAM se foque nos aspectos/áreas nas quais possa haver maior probabilidade de sucesso.

Falou-se na necessidade de haver apoio à elaboração e gestão de projectos co-financiados (e esse apoio ser prestado pelo MT), em particular projectos Europeus.

Falou-se também nas vantagens que seria a existência de um Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia que pudesse garantir a quota parte de co-financiamento regional às entidades envolvidas em projectos de I&D.

Foi referido novamente que poderia ser o MT a coordenar a existência de uma plataforma informática de inventariação e “gestão” de equipmentos e serviços a nível regional (uma espécie de bolsa de equipmentos e serviços disponíveis), facilitando a partilha desses equipamentos.

O MT também poderia fazer o papel de lobby a nível regional, nacional e internacional.

Trabalhar no sentido de aliar entidades regionais a congéneres nacionais e internacionais de forma a aumentar a respectiva massa crítica em candidaturas, permitindo maiores dotações. Explicar ao poder político a importância de se gerar massa crítica como forma de fazer surgir novas empresas e novos empregos, particulamente nos tempos de crise em que vivemos actualmente.

Deixar uma resposta